Aquilo que você precisa saber sobre Projeto Executivo!
- UmTres

- 19 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2018

Segundo o Dicionário Michaelis On-line:
projeto
pro·je·to
sm
1 Propósito de executar algo.
2 Plano detalhado de um empreendimento a ser realizado: Entregou ao futuro orientador seu projeto de tese.
3 Conjunto de ideias iniciais de um texto, geralmente provisórias: Fiz um projeto do que pretendo discursar como paraninfa da turma.
4 Esboço de trabalho que se pretende realizar: Sugeri algumas mudanças no projeto que a decoradora apresentou para o meu apartamento.
5 Plano de uma edificação, contendo descrições, plantas, orçamento, quantidade de pessoas envolvidas etc.: O projeto da minha casa de praia está muito bonito.
Falando de um "plano de uma edificação, um projeto passa por diferentes fases, ou seja, desde estudos de viabilidade ao projeto executivo de detalhamentos da edificação.
A condição que define e diferencia o projeto básico do projeto executivo é que, o projeto básico define a obra, ou as características do empreendimento, ou ainda o desempenho desejado, é a etapa onde são realizados estudos preliminares, estudos de viabilidade, impacto ambiental; já o projeto executivo é posterior ao básico, como um desenvolvimento do mesmo, contendo todos os elementos necessários para a completa execução da obra.
Conforme a Lei 8.666/93, Projeto Executivo: "é o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT"
Já para o Manual de Obras Públicas - Edificações de 1997 da Secretaria do Estado da Administração e Patrimônio, projeto executivo: "É o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato.
O Projeto Executivo deverá apresentar todos os elementos necessários à realização do empreendimento, detalhando todas as interfaces dos sistemas e seus componentes. Além dos desenhos que representem todos os detalhes construtivos elaborados com base no Projeto Básico aprovado, o Projeto Executivo será constituído por um relatório técnico, contendo a revisão e complementação do memorial descritivo e do memorial de cálculo apresentados naquela etapa de desenvolvimento do projeto. O Projeto Executivo conterá ainda a revisão do orçamento detalhado da execução dos serviços e obras, elaborado na etapa anterior, fundamentada no detalhamento e nos eventuais ajustes realizados no Projeto Básico."
Mas, quais projetos compõem o projeto executivo?

Qualquer obra necessita de:
1. Preliminares: sondagem, terraplanagem (quando houver movimento de terra), entrada de energia (nova ou alteração), manejo vegetal (quando há árvores no terreno), projeto de contenção (quando há subsolo), levantamento cadastral / demolições / sequência construtiva (em reformas ou retrofits).
2. Estrutura: locação da obra, fundações. estrutura (concreto / metálica / madeira / mista), reforço estrutural, detalhamento de cimbramento e formas.

3. Arquitetura: implantação, cobertura, impermeabilizações, acessibilidade, interiores (mobiliário).
4. Instalações: Elétricas (luminotécnico, SPDA e sistemas eletrônicos tais como lógica, telefonia, som, alarme, CFTV, automação, ar condicionado e exaustão); Hidráulicas ( água fria/quente, esgoto, reuso, inclusive drenagem, gás e projeto de combate a incêndio – aprovado pelo Corpo de Bombeiros)
5. Outros: Comunicação Visual, urbanístico, pavimentação, pressurização, acústica, blindagens.
Só com todos esses projetos é possível obter um projeto executivo correto, que possibilita um orçamento assertivo e evita futuros problemas na obra.
Bibliografia:
- Lei 8.666/93
- Dicionário Michaelis on-line
-Manual de Obras Públicas - Edificações da Secretaria do Estado da Administração e Patrimônio (1997)



Comentários